Como colocar borracha na geladeira

Como colocar borracha na geladeira

Aprender a como colocar borracha na geladeira é importante para que você mantenha o eletrodoméstico funcionando corretamente e seguindo a sua função de gelar os alimentos e bebidas em seu interior.

Sabemos que a borracha de uma geladeira é uma das principais peças nesse tipo de aparelho que pode se desgastar ao longo do tempo, principalmente no caso de uso constante.

A maioria não faz a troca dela constantemente, então por não ser algo habitual, é visto com uma tarefa muito complexa.

Entretanto, se você vai realizar essa substituição pela 1ª vez, saiba que essa não é uma tarefa complicada, muito pelo contrário.

A verdade é que, em geral, a troca da borracha na geladeira é um processo bem simples e que não exige tanto conhecimento para ser feito.

Aqui neste conteúdo, vamos ensinar a você como fazer essa troca na prática de uma maneira simples e eficaz. Acompanhe!

Lista de Conteúdo

Qual é o momento de trocar a borracha da geladeira?

Uma dúvida comum a respeito deste tema é sobre qual o momento certo de realizar a troca da borracha da geladeira.

Quando a borracha está muito desgastada, isso começa a impactar no funcionamento do aparelho, que fica mal vedado e não gela como deveria.

Logo, você vai sofrer com a constante perda de alimentos, mas além disso, o consumo de energia vai ser muito maior, porque a geladeira vai precisar puxar mais para manter a sua temperatura adequada.

Portanto, fica claro a importância que é a troca dessa peça do eletrodoméstico, porém, é fundamental entender qual o momento ideal.

Ao perceber que a sua geladeira passa pelo ciclo de resfriamento constantemente, isso é um sinal de problema na borracha.

Afinal, para que o interior dela possa permanecer gelado, é preciso que vários processos levem o motor a funcionar periodicamente sempre que a temperatura subir.

Então vale a pena ficar atento para saber se o motor não está trabalhando muito, o que pode ser um sinal de má vedação e a não manutenção da temperatura interna baixa durante um longo tempo.

Fazer a limpeza na porta é essencial antes de limpar a geladeira

Antes que você coloque a nova borracha na sua geladeira, é muito importante fazer uma limpeza completa na porta.

Esse espaço da geladeira, geralmente, costuma acumular um grande número de resíduos tanto de bebidas quanto de alimentos que foram armazenados no local.

Usando um pano contendo apenas álcool ou um multiuso, por exemplo, você deve higienizar a extensão completa da porta para que não fique qualquer sujeira que torne difícil fixar a borracha no local.

Dicas antes de instalar a borracha

Algumas dicas são importantes para você considerar antes da instalação da borracha na geladeira, como:

  • Deixe a borracha nova fora da embalagem ao menos por um dia, já que ela vem totalmente dobrada. Esse período vai servir para que o produto possa retornar ao seu estado original que é liso e sem qualquer marca de dobra
  • Há quem prefira deixar a borracha exposta diretamente ao sol durante um determinado período de tempo, facilitando assim o seu amolecimento e mais prático o trabalho de colocá-la nos vãos da geladeira da forma certa. Lembre-se de limpar bem esses vãos também
  • O uso do secador de cabelo ajudará a fazer o ajuste fino após a troca, pois parecerá que a borracha não possui qualquer pressão e isso pode parecer que ela tem algum defeito. Com o tempo é que ela irá assentar e então a pressão irá voltar com alguns dias

Leia também: Encontre profissionais especializados na sua região

Como colocar borracha na geladeira?

Bom, após explicar tudo isso, vamos então entender como de fato se faz a troca da borracha da geladeira:

  1. Primeiro, compre uma borracha nova de vedação, depois verifique se aquele modelo é realmente o certo para usar na sua geladeira (essa informação está no manual ou ainda pode ser obtida com suporte técnico)
  2. Caso a borracha venha dobrada, siga aquela dica para deixá-la um dia inteiro fora da geladeira até voltar ao formato certo
  3. Esquente uma quantidade de água que seja suficiente para colocar a borracha nova e torná-la ainda mais maleável, para que seja fácil realizar o processo do encaixe. Enquanto está removendo a borracha antiga, deixe a nova descansar na água quente
  4. Dependendo do modelo, a borracha de vedação da sua geladeira pode estar diretamente fixada na porta através de parafusos, então veja onde eles prendem o material na ponta e faça a remoção deles
  5. O processo da remoção da borracha deve ser feito com bastante cuidado, evitando assim que o revestimento plástico da porta da geladeira não sofra com qualquer dano
  6. Faça a instalação da sua nova borracha começando de cima para baixo, sempre nas quinas antes de realizar o encaixe das bordas, de modo que nenhum lado acabe escapando. Faça esse processo com muito cuidado pela porta inteira, depois coloque os parafusos nos lugares certos (se a sua porta exigir)
  7. Observe se a borracha não está com qualquer problema de alinhamento, abrindo e fechando a porta da geladeira algumas vezes. Atente-se para possíveis folgas ou deformidades na borracha, e elas poderão ser corrigidas através do uso da vaselina, o que ajuda bastante no encaixe, além de secador ou água quente, que amolecem a borracha

Se chegou a um ponto em que você não sabe mais o que fazer ou mesmo antes de começar a troca você acha que não vai conseguir realizá-la, a dica é contratar um profissional especialista em conserto de geladeira.

Isso vai garantir um serviço de qualidade e com menos problemas para você no futuro.

Conclusão

Como foi possível ver, é importante aprender a como colocar a borracha na geladeira se seu objetivo é que o eletrodoméstico funcione corretamente e sem trazer nenhum problema, como aumento no gasto de energia. 

Neste texto, mostramos a você como é que funciona a instalação da nova borracha em sua geladeira da forma certa, sendo necessário ter atenção e cuidado na hora da aplicação.

O que achou do conteúdo sobre como colocar borracha na geladeira?

Equipe de Redação

Equipe de Redação

Somos uma pequena redação online que escreve textos para todo o Brasil sobre Assistência Técnica e Outros Conteúdos .

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Assistência Técnica Samsung ABC

Assistência Técnica Samsung ABC

Na página Suporte do site Samsung é possível encontrar informações sobre um aparelho da marca que apresenta problemas de manutenção, para utilizar a página Suporte b...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.